escolhendo seu imóvel

PROJETO AUTORAL: Grafite .07 - Residencial Granja Viana

Todo mundo se empolga na hora de comprar algo importante, como carro, casa, fazenda, espaço comercial etc., por isso juntei todas as informações necessárias que você precisa ter clareza na hora de comprar um imóvel, seja por qual motivo for (morar, veraneio, alugar, investir etc.), as perguntas sempre serão as mesmas, abaixo segue um check list para você responder e chegar as definições do imóvel ideal:

– BAIRRO: Você conhece as características do bairro? Quais são suas rotinas? Quais atividades durante a semana e/ou final de semana? Possui supermercados e feiras? Espaços destinados a lazer? Festas ou casas de show? É um bairro também comercial? Possui boas escolas para seus filhos? Conseguira passear tranquilamente com seu cachorro nas ruas? Precisa pegar o carro para ir em qualquer lugar ou consegue ir a pé?

– PERCURSO: Sabe quanto tempo vai levar o percurso até seu trabalho e/ou casa e horário de pico? E dos seus familiares? Seus amigos mais próximos moram próximo? É de fácil acesso aos hospitais que mais utiliza? Fácil acesso a escola dos seus filhos?

– CUSTO DE VIDA: O custo de vida está ao seu alcance? (considerando não só academias, escolas, mas também mercados, farmácias, restaurantes, delivery etc.)

– OBJETIVO DO IMÓVEL: é passar o resto da vida? Servirá apenas para alguns anos até que você consiga o que de fato pretende? Deseja ter família pequena ou grande? Prefere morar perto de onde trabalha num espaço pequeno ou morar longe numa casa grande e confortável?

TIPO DE IMÓVEL: Casa ou apartamento? Sala comercial ou Casa comercial? Caso não tenha isso definido em sua cabeça (até hoje não vi alguém sem essa definição, porem vale as dicas), veja as vantagens e desvantagens:

CASA VANTAGENS: espaço para jardim, ter cachorro, reformar da maneira que imaginar e/ou precisar, vizinhos apenas nas laterais (se houver), vagas para carros, custo mais baixo comparado a um apartamento;

CASA DESVANTAGENS: a manutenção demanda mais tempo e dinheiro que um apartamento, falta de lazer completo, caso a casa não seja dentro de condomínio a segurança não será a mesma que um empreendimento (condomínio) fechado oferece;

APARTAMENTO VANTAGENS: segurança, áreas de lazer completa, barulho controlado, localização (hoje em dia nos principais bairros de São Paulo são a grande maioria povoados por edifícios);

APARTAMENTO DESVANTAGENS: condomínio vitalício, regras que nem sempre concordará, possui vizinhos de todos os lados, acima e abaixo de você, o custo do imóvel é mais alto comparado a casa;

PROJETO AUTORAL: Grafite .07 - Escritório Itaim

Montado este perfil, coloque no papel por ordem de prioridade cada uma das respostas acima, pensando: Qual você não se imagina sem? Qual pode te incomodar mais? Qual é irrelevante considerar?

Por fim, e com base no perfil acima montando você pode começar a procurar seu imóvel.

Vale ressaltar que o mais importante não foi citado: valor do imóvel e se vale a pena comprar! Não mencionei, pois isso merece atenção especial e de pessoas que realmente entendem, além de ser muito pessoal de cada um qual linha de pensamento financeiro seguir.

Mas para ajudar, segue abaixo links de pessoas que entendem do assunto e podem falar com mais propriedade que eu (pesquisem além desses videos, é a principal lição de casa):

Gustavo Cerbasi: https://www.youtube.com/watch?v=0UGI23FllZc

Me Poupe!: https://www.youtube.com/watch?v=GXvzOSQy5rA

Infomoney: https://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/7169775/comprar-ou-alugar-um-imovel-em-2018-saiba-como-escolher-o-que-e-melhor

Até mais,

Arq.ª Karina Pascoal