PROBLEMAS NA OBRA/REFORMA SEM ARQUITETO

FONTE: Wix.com

Sim o objetivo aqui nesse texto é mostrar o quão importante é um profissional para montar seu projeto e acompanhar uma reforma e/ou construção.

Vamos do início: você advogado ou, administrador ou, médico ou, professor ou qualquer especialista de qualquer área, quando vê alguém que não entende do assunto ou até mesmo entende (porque é curioso) mas ainda lhe falta a experiencia e vivencia do que você tem no seu ramo especifico, tentando fazer a sua tarefa sozinho, o que você pensa?

 

Acredito (posso estar enganada) que o primeiro pensamento é: o resultado poderia estar mais ou menos 70% melhor que isso!

Ou

Aquela pessoa está fazendo errado, poderia ter melhor resultado.

Estou enganada?

 

Estou falando isso porque, sim, é a comichão que sinto toda vez que eu vejo alguém dispensar algum profissional da minha área para cuidar da reforma/construção sozinho, e gente não é mentira, 85% das vezes da algo bem errado.

 

Sabe por que tenho essas comichões? Veja alguns exemplos de coisas que aconteceram com amigos e/ou colegas meus, e solicitaram ajuda depois, e pretendo passar para vocês:

 

Uma reforma/construção exige tempo, planejamento e INVESTIMENTO, você está disposto a arriscar e/ou ter dor de cabeça com uma dessas áreas? Você tem esse tempo para planejar, cuidar do investimento e obra?

 

Obra que se estendem além da conta, além do previsto, passam o prazo de 40 dias e, no final viram 60 ou 90 dias;

 

Gastos bem acima do esperado, pois não houve o planejamento correto, ou algum fornecedor esqueceu de considerar algum serviço, ou algum detalhamento que gostaria de executar e cobrou durante a obra;

 

Você já parou para pensar que escolhendo um piso com espessura acima do previsto/instalado anteriormente, alterará o nível do caimento de água e a altura das portas?

 

Cálculo para quantidade do revestimento, quantas vezes você escutou (ou até mesmo fez isso) de amigos, que comprou piso/azulejo a mais e sobrou bastante? Ou faltou e foi buscar mais porem a tonalidade não batia (mesmo que os pisos/azulejos sejam da mesma marca e modelo a “fornada” deles são em diferentes momentos, por isso, podem ter diferença de um para o outro);

 

Falta de garantia em determinado material, pois o uso ou a manutenção dele não foi exatamente da maneira que o fabricante solicitou?

 

Entrega de material: atrasou demais a ponto de ser necessário alterar e/ou atrasar a obra inteira por causa disso?

 

Errar com as medidas dos móveis e, tirarem a circulação do ambiente ou deixar diversos espaços vazios;

 

Negligenciar com os pontos elétricos e iluminação, dificultando o dia-dia, na hora de carregar um celular, falta de tomadas na cozinha, falta de tomadas na TV, tomadas que não suportam um secador de cabelo mais potente, ambientes escuros onde deveriam ser claros para facilitar o trabalho manual ou ambientes muito claro onde se tem apenas leitura e TV;

 

No meio do caminho ao derrubar uma parede descobrem que possui um pilar lá? Já pensou em como resolver?

 

Limpeza durante a obra, parede ser besteira, não é? Mas você só vai descobrir o transtorno que pode causar depois que limpar o piso e verificar que ele esta riscado, ou verificar que algum cano está muito entupido com resto de cimento a ponto de ter que mexer de novo ou quando for passar o cabeamento da TV e verificar que possui resto de cimento.

 

Negligenciar a impermeabilização te trará um transtorno tão grande e em pouco tempo após a entrega da obra (mais ou menos uns 14 meses depois), pois será necessário refazer tudo novamente para evitar mofo, infiltração, trincos nas paredes, bolhas na pintura etc.

 

Você terá tempo de verificar o começo, meio e final do dia da reforma/obra? Verificar como andam as coisas para não causar impactos de som e sujeira com os vizinhos? Aliado ao seu dia já corrido com sua profissão, filhos, maridos, esposas etc.

 

Qualificação de fornecedor: você sabe como avaliar se o fornecedor é bom? Vai só pela indicação?

 

 

CONCLUSÃO

Nós profissionais da construção civil estamos qualificados para a obra e reforma, não estou falando aqui só de faculdade, diploma (sim importa), mas do tempo de experiencia, do tempo e emocional que temos para gastar com sua obra e reforma, expertise para tratar com os fornecedores.

Avaliar quais opções de materiais temos no mercado disponível que caberá dentro do seu projeto, orçamento e prazo.

E se sua preocupação maior é dinheiro para investir com um arquiteto ou engenheiro, lembre que nós podemos chegar até 17% de economia da sua reforma/obra.

 

Abaixo separei mais algumas matérias para que vejam a importância de contratar um profissional qualificado da área:

 

ECONOMIA

FONTE: https://www.caubr.gov.br/5razoes/economia/

 

FUJA DA REFORMA SEM PROJETO E ECONOMIZE TEMPO E DINHEIRO

FONTE: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/fuja-da-reforma-sem-projeto-e-economize-tempo-e-dinheiro-shtml/

 

PORQUE É IMPORTANTE CONTRATAR UM ARQUITETO PARA SUA OBRA

FONTE: https://www.caumg.gov.br/contrate-arquitetos/

Até mais,

Arqª Karina Pascoal